Versão para Imprimir
18 de Outubro de 2019

Notícia publicada em 07/10/19

banner noticia

Eleição em Ji-Paraná poderá ser a mais disputada da História
A um ano da eleição, partidos e candidatos se mobilizam para disputar o pleito de 2020, pelo cenário atual, o pleito promete ser concorridíssimo, diferente das eleições passadas ocorridas no município.
 
 

Historicamente as eleições ocorridas no município têm apenas alguns candidatos, nas ultimas cinco eleições concorreram aos pleitos entre 2 e 3 candidatos, exceção da eleição de 2004 onde cinco candidatos pleitearam a vaga.



Nas eleições do ano 2000, a disputa foi entre os candidatos Acir Marcos Gurgacz (PDT), Jose Otonio Lima Silva (PFL) e Edison Fidelis de Souza (PMDB).



Em 2008 disputaram a prefeitura Bianco (DEM) e Edvaldo Soares (PMDB).



Bianco obteve 35.179 votos (62,68 % dos votos válidos), sendo eleito, Edvaldo Soares alcançou 20.948 votos (37,32% dos votos validos).



Na Eleição Municipal de 2012, apenas dois nomes se apresentaram para concorrer à prefeitura, Jesualdo Pires Ferreira Junior (PSB) e Solange Mendes Codeço Pereira (PMDB).



Jesualdo Pires alcançou 43.437 votos (73,12% dos votos validos), sendo eleito, Solange pereira obteve 15.966 votos (26,87% dos votos válidos).



Em 2016 mais uma vez poucos nomes na disputa do Palácio Urupá, concorreram neste ano, Cacau (PRB), João Durval (PR) e Jesualdo que foi reeleito, obteve 40.613 votos (65,30% dos votos válidos), João Durval alcançou 18.998 votos (30,54% dos votos validos) e Cacau atingiu 2.587 votos (4,16% dos votos válidos.



Apesar do histórico, pode-se assegurar que a eleição de 2020 será uma das disputas mais acirradas já ocorridas na cidade.



Estão cotados para a disputa o atual prefeito Marcito Aparecido Pinto (PDT), candidato a Vice-prefeito nas eleições municipais de 2012 e 2016, tendo como titular Jesualdo Pires, Marcito assumiu a prefeitura após a renuncia de Jesualdo Pires, que disputou um o cargo de Senador nas eleições passadas.



O PDT ainda tem entre seus quadros em condições de disputa o ex-deputado estadual Airton Pedro Gurgacz, que foi Vice-Governador do Estado e Deputado Estadual por um mandato, Airton Gurgacz sofreu um revés na ultima eleição não se elegendo para o cargo de Deputado Estadual



O ex-presidente da câmara de vereadores Isaú Fonseca também e pretenso candidato a sucessão municipal, filiado ao MDB, já exerceu três mandatos de vereador no município,



Laerte Gomes (PSDB) atual presidente da Assembléia Legislativa, e um dos nomes mais expressivos na disputa, vale lembrar que Laerte mudou seu domicilio eleitoral para Ji-paraná, Ex-prefeito de Alvorada do Oeste, esta atualmente no segundo mandato de Deputado Estadual.



Igualmente da Assembléia Legislativa desponta para o pleito o nome do Ex-vereador Jhony Pedro Paixão (PRB), eleito vereador em 2016, atualmente Jhony Paixão, ocupa o cargo de Deputado Estadual.



O Médico João Durval Ramalho Trigueiro Mendes, que disputou a ultima eleição municipal, provavelmente colocara seu nome na disputa, João Durval já concorreu também ao cargo de Deputado Estadual.



Da Câmara Municipal de Ji-paraná desponta o nome do atual presidente, Afonso Antonio Cândido (DEM), conhecido como Afonso da Mabel, esta no segundo mandato como vereador, e disputou uma vaga na Câmara Federal na ultima eleição.



Apesar de ter disputado apenas uma eleição, o médico Silmar Regis Camarini (PSL), poderá entrar no pleito do próximo ano, Dr Silmar foi candidato a Deputado Federal no ultimo pleito.



O Radialista Licomedio Pereira da Silva (PP), também e pretenso candidato a sucessão municipal, Licomedio já foi candidato duas vezes a câmara de vereadores em 2012 e 2016, não tendo sucesso em nenhuma das empreitadas.



Há ainda outros nomes, como os de Ari Saraiva (PSB), que já disputou duas eleições para Deputado Estadual e Lilian Pires, esposa do Ex-prefeito Jesualdo Pires.



Historicamente disputada por poucos candidatos, às eleições municipais de 2020, pelo cenário exposto podem ser uma das mais acirradas da historia das disputas eleitorais em Ji-paraná.



Autor: EMILSON TAVARES
 
rodapee